sexta-feira, 28 de março de 2014

QUAL O VALOR? (CRÔNICA)

Publicada no Facebook, no grupo Itabaiana Grande, em 20 de mar

ço de 2012


Quanto vale a realização de um desejo?
E o valor da concretização de um sonho antigo, acalentado desde os primórdios da infância e adolescência?

Será que podemos avaliar isso!
Será que se pode medir o valor de uma realização pessoal

Principalmente em se tratando de pessoas que como eles próprios se auto definiram como  sexy-sagenários?!?!

Não existe nenhum aparelho que meça a felicidade. A não ser que os próprios felizes verbalizem o que sentem, para que possamos entender o que significa a conquista,  para cada um deles.

A felicidade se mostra em sorrisos, gritos incontidos, braços estirados ao alto, erguidos em direção ao céu, punhos fechados, abraços, está estampada nos rostos cansados, do esforço realizado para chegar até ali, o cume,o topo da Serra de Itabaiana.

Estou falando, para quem ainda não percebeu, da !ª Subida dos sexy...sagenários, realizada no dia 18 de março de 2012, saindo da porta da Igreja matriz de Santo Antonio e Almas de Itabaiana, a Grande.

Para muitos pode não ter significado algum. Mas, tenho certeza que para este grupo que participou desta 1ª Subida, foi um marco nas suas vidas.

Principalmente para três personagens em especial. Peço aqui licença, com todo respeito, aos demais participantes, para citá-los. São eles: Juarez Ferreira de Góis, Antonio Francisco de Jesus-Saracura e direto dos States o Berto Nogueira.

O que significou para cada um deles, a realização desse sonho... esta conquista?
É só olhar as fotografias, e ver a alegria, disposição e encantamento deles,com a cidade aos seus pés!

Chegaram ao topo da Serra de Itabaiana, por uma trilha íngreme. A mesma Serra que no nosso imaginário infantil  temos como inatingíve!No máximo chegamos até o poço das Moças.

Nunca diga: eu não posso, não tenho mais idade, minha saúde não permite. não vou conseguir!
Podemos conseguir tudo a  que nos propomos, desde que nos empenhemos para isso.

Quando conversei com o Juarez, não sei se ele lembra, mas, nunca tínhamos nos falado antes no facebook. Eu pedi até desculpas a ele, se ele achasse aquilo uma intromissão de minha parte. E disse a ele que não existem  empecilhos  para a realização de sonhos. Ele alegou que estava em idade avançada, que tinha problemas de saúde. E eu disse: se prepare, se organize. faça os exames médicos necessários.

Só depende de você.

Na ocasião não achei que ele ia levar a sério. Mas ele levou!

E deu certo. Deu tudo certo! Graças a Deus!

Agora vou responder a pergunta título desta crônica.

Quanto vale a concretização de um sonho? Vale a realização de uma vida inteira, uma realização pessoal imensurável, um sonho acalentado por anos a fio. Vale a alegria de se sentir capaz, de ter conseguido, de estar no topo do mundo, do "seu" mundo! Vale a contemplação da grandiosidade daquele horizonte infinito, vale falar para filhos, netos, amigos e vizinhos, do seu grande feito, do seu grande orgulho!

Todos vão entender os seus motivos, a sua alegria! Afinal, não é para qualquer um, chegar ao topo do "seu" mundo, vencer os mais de quinhentos metros da Serra de Itabaiana!

Aos jovens que participaram, parabéns pelo espírito solidário!

Ao Marcos Mota, guia de pe da excursão, um abraço .

Nenhum comentário:

Postar um comentário